out

03

ESCUTA ATIVA

TEDTalk bem instigante do Gordon Hempton, no TEDx Amazônia.
Vale a pena parar e ouvir.

0 Comments

set

06

E-TOPIA

Boa entrevista com Silvio Meira para a HSM de Março-Abril de 2010. Sob o tema os 6 C’s do futuro do trabalho, Meira procura entender, analisar e prever as relações de troca através de uma perspectiva lógica e bem articulada.

Aperitivo. Os 6 C’s são constituídos por habilidades definidas em conceitos, capacidade, conexões, curiosidade, confiança e a figura do coordenador. Vale a leitura para entender melhor o raciocínio. Disponível para download aqui.

Para complementar, o Silvio Meira já falou também no TEDxSP.

0 Comments

ago

21

BIOMIMÉTICA

A abcDesign, edição 35, trouxe uma matéria sobre biomimética. Daí, lembrei que gostaria de ter publicado sobre o assunto por aqui. Se nunca ouviu falar, vá com tudo. É incrível. O Fred Gelli, da Tátil, é o grande designer entusiasta sobre o tema no Brasil.

Como disse a Janine Benyus aí em cima, o Ask Nature é um ótimo meio para se inspirar.

0 Comments

jul

31

THEO JANSEN

Simplesmente não dá pra entender como não conhecemos determinadas invenções. Um post despretencioso no IdeaFixa atraiu minha atenção para o trabalho do artista holandês Theo Jansen.

Theo Jansen desenvolve, desde 1990, monstruosas criaturas que, através da energia cinética, se locomovem livremente. As esculturas, inclusive, já são capazes de perceber obstáculos perigosos à sobrevivência, tais como o oceano e grandes tempestades.

Arte, engenharia e tecnologia na veia. E, pesquisando melhor sobre o artista, encontrei um filme super bonito sobre a obra dele. O Strandbeesten é inspirador, assim como a potencialidade da obra do Theo.

E como não poderia deixar faltar, um TED antigão do Theo Jansen e suas criaturas.

Impressionante.

0 Comments

jul

25

826 VALENCIA

Ouso dizer que o projeto que apresento agora está entre as 10 coisas que mais alteraram a minha forma de pensar o mundo. Cheguei até ele através do blog do We Made This, escritório londrino com trabalhos interessantes.

Para dar suporte escolar às crianças de algumas comunidades pelo mundo, um grupo de pessoas criou centros de acompanhamento, no mínimo, inusitados. São espaços de natureza extremamente lúdica, divididos basicamente em 2 áreas. Uma loja de fachada, em que são vendidos produtos dos mais inimagináveis, voltados para piratas, super-heróis, monstros e por aí vai. E um segundo espaço, no fundo da loja, onde, de fato, há o acompanhamento escolar, realizado por voluntários. O número desta iniciativa só vem crescendo e influenciando positivamente o desenvolvimento intelectual dos pequenos.

A história ficou simplificada e reduzida até aqui, então, sugiro a leitura do post original, uma visita à loja virtual do Ministry of Stories – uma das iniciativas – e depois assistir ao TED Talk do Dave Eggers, o criador do projeto.





0 Comments

jul

14

INSIDE OUT

Fiquei felizão pelo JR ter faturado o TED Prize 2011. O cara arregaça e o projeto Inside Out é genial. Ele já esteve no Rio (Morro da Providência) e avacalhou demais por lá. O Inside Out nada mais é do que transferir pro mundo um projeto que ele iniciou. Você tira uma foto, envia pra ele e recebe um cartazão de volta. Aí, meu amigo, a cidade é sua. Se o desejo dele é virar o mundo do avesso, parece que está se realizando. Sem mais delongas, deixa o cara falar.

(mais…)

0 Comments

jul

08

NON-ZERO SUM

POST 0

Desejo compartilhar aquilo em que defendo e acredito. Por uma lógica que parece banal, mas é rica de significados: o ganha-ganha. E, não dá pra pensar nisso sem falar no TED, incrível iniciativa do Chris Anderson, que tem como mantra o ‘ideas worth spreading’, algo como “vale a pena espalhar ideias”. E vale mesmo.

Para conhecer, então, um pouco o genial conceito non-zero sum, um TED Talk do Robert Wright. Incrível.

Bom proveito! E vida longa às ideias.

0 Comments