GENTILEZA URBANA

Não dá pra pegar ônibus em BH sem flertar com ele. A ferramenta mais eficaz para comunicar com a população da Cidade, o Jornal do Ônibus é de uma sutileza e sensibilidade estética impressionante. Isso sem falar na adequação da linguagem, do projeto gráfico, do estilão familiar das ilustrações do Adão Rodrigues.

Na continuação, um pouco da história da Publicação e algumas edições, que sou um fanático colecionador.

E é sempre bom lembrar: “Se você tem uma necessidade compulsiva por sexo, procure os dependentes de amor e sexo anônimos.” Sensacional.

Jornal do Ônibus

O Jornal do Ônibus é o veículo de comunicação da Prefeitura de Belo Horizonte com os 1,5 milhão de usuários/dia do Sistema de Transporte Coletivo da cidade.

Em cada edição do jornal são veiculadas notícias de trânsito e transporte, projetos executados pela Prefeitura, campanhas de saúde, a exemplo das relacionadas à vacinação, concursos públicos, eventos culturais, manifestações religiosas e diversos serviços prestados à população por instituições públicas, privadas e não-governamentais.

Criado em fevereiro de 1994, pela Assessoria de Comunicação Social da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S.A. (BHTRANS), é um dos mais importantes veículos para interagir e estreitar o relacionamento com a sociedade.

Divulga mensagens de interesse público, sem cunho político ou comercial, e apresentou uma novidade a partir de 2001: a publicação de fotos de pessoas desaparecidas. Em 2002, a seção Gentileza Urbana passou a publicar sugestões enviadas pelos próprios passageiros de ônibus. Nesse espaço são relatados exemplos de comportamento das pessoas dentro do ônibus, sobre a prática do respeito mútuo e da convivência social.

Foi vencedor do Prêmio Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, na categoria Boletim Externo, nos anos de 1996 e 2006, graças aos textos curtos e de fácil assimilação, linguagem direta e um Projeto gráfico cuja atração principal são ilustrações e charges retratando o cotidiano dos passageiros Durante a viagem de ônibus.

Via

Edições de 2010 e 2009.