mar

21

CRIA

O Alphen sempre consegue tocar no ponto, em poucas palavras. Espantoso o post sobre o que pode ser o início do fim.

Diretor e Criação, duas palavras que se conjugam com dificuldade

Assim como o melhor dos jogadores não dá um bom técnico, o melhor dos técnicos nem sempre cria o melhor dos dirigentes. No entanto, embora a afirmação futebolística pareça óbvia, a constatação é menos evidente em outras paragens.

A ordem natural das coisas nas agências de propaganda é virar diretor, mas a natureza do negócio é cheia de caprichos.

Galgar as escadarias do Olimpo publicitário contraria o senso comum: ser bom tecnicamente (mesmo que a técnica seja a criatividade) é pouco ou nada.

As agências, mesmo as que se orgulham de um processo artesanal ou aquelas que se outorgam excelência gerencial, são organismos capitalistas primitivos. Ainda parece fazer sentido promover o bom criativo a diretor de criação e qualquer bom operário a chefe.

O sentido dessa lógica ainda está baseada na presunção de julgamento: quem é bom naquilo que faz (ou fez), deve saber julgar adequadamente o que os outros fazem. O bom diretor sabe separar o que presta do que não presta.

Certo? Errado porque é esquecer das duas principais molas motivadoras do negócio publicitário: o frescor e a vaidade.

Quanto mais se sobe na hierarquia, mais distante se fica da prática. Em um negócio tão dinâmico, tão suscetível a tendências, tão superficialmente maleável, a falta de prática enferruja e caduca o mais brilhante dos cérebros.

Por outro lado, a vaidade é um energético quando se pratica mas um purgante quando se julga. É um tour de force psicológico conseguir avaliar com generosidade quando já se esteve no lugar do avaliado. É uma violência para a autoestima depois de anos de elogios e louros acumulados.

Pois o bom diretor não é necessariamente o melhor dos técnicos. Precisa de outras qualidade que não foram necessariamente treinadas e aprendidas.

Dirigir significa treinar e incentivar, antes de julgar.

É estimular a colaboração e inspirar antes de sentar na cadeira de Salomão.

É principalmente lutar contra a tentação de transformar em seu aquilo que é do outro.

0 Comments

fev

13

O VALOR DAS COISAS

Lúcido o comentário do Max Gehringer, em 3 de fevereiro de 2012, sobre o valor do dinheiro x o valor das experiências. Compartilho integralmente o pensamento.

O áudio disponível aqui: Um recado para os jovens e brilhantes executivos.

Comentários desativados

set

06

E-TOPIA

Boa entrevista com Silvio Meira para a HSM de Março-Abril de 2010. Sob o tema os 6 C’s do futuro do trabalho, Meira procura entender, analisar e prever as relações de troca através de uma perspectiva lógica e bem articulada.

Aperitivo. Os 6 C’s são constituídos por habilidades definidas em conceitos, capacidade, conexões, curiosidade, confiança e a figura do coordenador. Vale a leitura para entender melhor o raciocínio. Disponível para download aqui.

Para complementar, o Silvio Meira já falou também no TEDxSP.

0 Comments