ago

21

BIOMIMÉTICA

A abcDesign, edição 35, trouxe uma matéria sobre biomimética. Daí, lembrei que gostaria de ter publicado sobre o assunto por aqui. Se nunca ouviu falar, vá com tudo. É incrível. O Fred Gelli, da Tátil, é o grande designer entusiasta sobre o tema no Brasil.

Como disse a Janine Benyus aí em cima, o Ask Nature é um ótimo meio para se inspirar.

0 Comments

ago

21

PROJETO GORILA

Faz tempo que o Estado de Minas vem cobrindo o esforço para se conseguir fêmeas em condições de acasalamento para o Idi Amin, o gorila pop-star do zoo de BH. Palmas à Fundação Zoobotânica pelo esforço, à Vale pela injeção de dinheiro no projeto e à PBH, que tem nas mãos um convidado ilustre, único na América do Sul.

Com tanta competência reunida, dificilmente o projeto não irá render bons filhotes. Pra cima delas, Idi!


Clique sobre a imagem para ampliar.

0 Comments

jul

31

THEO JANSEN

Simplesmente não dá pra entender como não conhecemos determinadas invenções. Um post despretencioso no IdeaFixa atraiu minha atenção para o trabalho do artista holandês Theo Jansen.

Theo Jansen desenvolve, desde 1990, monstruosas criaturas que, através da energia cinética, se locomovem livremente. As esculturas, inclusive, já são capazes de perceber obstáculos perigosos à sobrevivência, tais como o oceano e grandes tempestades.

Arte, engenharia e tecnologia na veia. E, pesquisando melhor sobre o artista, encontrei um filme super bonito sobre a obra dele. O Strandbeesten é inspirador, assim como a potencialidade da obra do Theo.

E como não poderia deixar faltar, um TED antigão do Theo Jansen e suas criaturas.

Impressionante.

0 Comments

jul

11

PASSAGENS, PAUSAGENS:

PAISAGENS.

Lindíssimo e muito relevante o projeto do professor Paulo Baptista, da EBA-UFMG. Como diz a reportagem, o trabalho propõe uma interface entre tecnologia, ciência e imagens para retratar mudanças na natureza. Vale a leitura. Se o assunto interessa, explore também o projeto Third View, do fotógrafo Mark Klett.

Clique na imagem para ampliar.
Via Jornal Estado de Minas, 27/04/2011.

0 Comments